5 passos para continuar saudável nesta época festiva

Jill Weisenberger, MS, RDN, CDE, CHWC, FAND

Puxa! As festas de fim de ano chegaram!

De acordo com um novo estudo, os americanos normalmente ganham um pouco de peso por volta do Dia de Ação de Graças e um pouco mais ainda no Natal.[i] Os pesquisadores estimam que é necessário, em média, 5 meses para se perder o peso ganho nesse período. Em vez de começar o ano novo com uma promessa, este ano tome a decisão de comer e viver saudavelmente durante todo o período de festas, para iniciar o ano sem quilos a mais. Comece com esses 5 passos para evitar ganhar peso durante as festas.

Concentre-se no significado do período de festas.

Será desnecessário dizer que as datas comemorativas e as festas não se reduzem à comida. Essa época do ano é repleta de festas. Algumas são reuniões sociais em que pode ser mais fácil se movimentar enquanto evita comer exageradamente. Em outros casos pode ser difícil ignorar o aroma maravilhoso da comida quando se está sentado na cozinha ou perto da mesa de bufê. Faça um esforço extra para reduzir a quantidade do que come ou bebe, concentrando-se mais na conversa e nas festividades. Voluntarie-se para ajudar alguém menos afortunado que você a desfrutar do período de festas. Até mesmo assar biscoitos adquire um novo significado quando você os entrega com uma cesta de frutas num abrigo de sem-teto.

Seja seletivo.

Claro que a comida é algo realmente importante. Mas seja seletivo e satisfaça apenas o seu apetite pelos pratos de gosto fabuloso e significado especial. Se não for fantástico, não faz sentido ceder a certos pratos. Deguste as tortas próprias da época, se gosta muito delas. Mas não prove brownies, cheesecakes e outras guloseimas que, na sua opinião, não são tão deliciosas e representativas dessa época para você. E só por que você sempre colocou na mesa biscoitos e doces, não quer dizer que você precise dar continuidade a essa tradição. Encontre outra maneira de acrescentar à atmosfera de festividade.

Pense em pequena escala.

Controlar as porções pode ser sua mais importante estratégia. Praticamente qualquer prato é adequado se a porção for pequena o suficiente. Use pratos pequenos. Evite repetições. Prepare mini-muffins e biscoitos pequenos, e prepare pratos ricos em amido em forminhas de muffins ou potinhos de cerâmica.

Faça substituições.

Você tem mais controle sobre a comida quando é você o chef. Por exemplo: trocando parte do açúcar do pão de abóbora por sucralose ou outro substituto de açúcar e trocando o creme de leite por leite simples nas receitas de tortas, você evita muitas calorias, açúcares acrescidos e gorduras saturadas. Abaixo apresentamos outras ideias para trocas saudáveis. Com um pouco de reflexão, você encontrará muitas maneiras de manter o sabor e a atmosfera do período de festas sem ameaçar sua saúde.

ComidaAo invés de usarUse
RecheioManteigaÓleo de canola e caldo de galinha
Salsicha de porcoSalsicha magra de peru
Molho de oxicocosAçúcarAdoçante de baixa caloria ou uma combinação de açúcar e adoçante de baixa caloria
Molho de carneSuco de carne gordoSuco de carne sem a gordura
BebidasEggnogEggnog de leite soja
PoncheÁgua com gás ou refrigerante de limão/lima
Torta2 crostasUma única crosta e tente fazer uma torta de abóbora sem crosta nenhuma
Produtos assadosManteigaCanola e azeite de oliva (substitua 4 de colheres de sopa de manteiga por 3 colheres de sopa de azeite)

Celebre com atividades dinâmicas.

Para muitas pessoas, o período de festas envolve fazer compras. Pode ser menos frustrante estacionar em uma vaga bem-iluminada, longe da entrada, do que circular à procura de lugar para estacionar. Isso pode lhe ajudar a acrescentar mais passos ao seu dia, ao mesmo tempo de lhe ajudar a reduzir o stress. Ao invés de sentar em frente da TV assistindo a um filme de Natal atrás do outro enquanto se esbalda em travessas de guloseimas, mobilize a sua família e amigos em atividades dinâmicas. Jogue futebol, caminhe pelo bairro mais próximo procurando as melhores decorações de Natal, voluntarie-se para fazer a limpeza ou faça a instalação da iluminação de Natal de um vizinho idoso. Existem muitas maneiras de se mexer, em vez de comer. E não se esqueça de prosseguir sua rotina de exercícios. Mesmo que tenha que a reduzir, mantenha o horário de costume para caminhar, correr ou de fazer outros exercícios. Uma rotina estruturada o ajudará agora e facilitará as coisas mais tarde, quando retomar a sua agenda normal.

Mais importante: esteja atento às suas escolhas. Brinde a uma boa saúde e desfrute da época festiva!

[i] Helander et al. Weight Gain Over the Holidays in Three Countries. N Engl J Med 2016; 375:1200-1202
September 22, 2016 DOI: 10.1056/NEJMc1602012 http://www.nejm.org/doi/full/10.1056/NEJMc1602012