As aulas começaram: refeições saudáveis para todos

untitled-design-2-300x300A hora da refeição pode ficar um pouco chata tanto para as crianças quanto para os pais. É claro que um sanduíche de peru e uma maçã é saudável e nutritivo, mas no segundo mês de aula, já se torna muito monótono. Comece bem o ano letivo e se mantenha em um caminho saudável com estas dicas de refeições, tanto para os alunos quanto para os pais.

Comece pelo equilíbrio.

Não importa se você está preparando seu próprio almoço ou o das crianças, comece tendo noção de que os alimentos são nutrição e as refeições devem ser balanceadas. Inclua ao menos uma boa fonte de proteína, como frango, atum, leguminosas, tofu, ovos e queijo cottage. Sempre inclua frutas e vegetais.

Acrescente um pouco de diversão.

Equilíbrio e diversão podem, sim, andar juntos. Então, faça da refeição um momento que será aguardado com expectativa. Pode ser mais fácil preparar o mesmo almoço todos os dias, mas não é prazeroso comer o mesmo almoço todos os dias.

Pense além do pão.
Faça um rodízio nas refeições com pão integral, pão francês, tortilha mexicana, pão sírio e bolachas de água e sal. Considere a possibilidade de fazer wraps de alface e arroz ou saladas de quinoa.

Acrescente alguns adicionais.

Torne os sanduíches e as saladas interessantes acrescentando alguns suplementos. Acrescente pimentão assado e folhas frescas de manjericão em um sanduíche. Ou inclua azeitonas, queijo de cabra e beterraba cozida a vapor numa salada. Incremente o atum com pedaços de abacate e corações de alcachofra.

Permita que as crianças montem seu próprio almoço na escola. Eles gostarão de construir um sanduíche de bolachas de água e sal, com camadas de bolachas integrais, frios ou queijo e fatias de frutas. Deixe-os espetar kiwi fatiado, morangos e uvas em palitos salgados.

Surpreenda. Faça as crianças sorrirem com sanduíches cortados em formatos divertidos. Crianças mais velhas podem gostar de encontrar um bilhete com uma piada engraçada dobrado dentro de suas lancheiras.

Não se esqueça da bebida.

Leite semidesnatado e leite de soja são boas opções. Outras opções interessantes são a água e bebidas com zero calorias. Se você deseja adoçar levemente seu chá gelado, acrescente um pouco de sucralose ou outro adoçante sem calorias. A água com gás aromatizada com zero calorias também é hidratante e prazerosa.

Embale seu alimento da maneira correta.

Tenha uma bolsa térmica ou uma lancheira para cada membro da família. Alimentos frios podem ser mantidos frescos com pacotes de gelo reutilizável. E guarde sopas quentes e refeições cozidas em embalagens térmicas. Se possível, permita que seus filhos escolham seus próprios utensílios para o almoço, inclusive uma lancheira e uma bolsa térmica.

Tenha alimentos básicos fáceis de embalar.

Às vezes você precisa sair às pressas de casa antes de preparar o almoço dos seus sonhos. Certifique-se de ter em mãos muitas opções do tipo “pegar e levar”. Algumas boas opções são iogurte, queijo cottage, palitos de queijo, atum embalado, frutas em conserva, cenouras baby, tomates cereja, castanhas e patê de grão de bico.

Tome um tempo para planejar algumas refeições e reunir os ingredientes necessários. Toda a família irá se beneficiar. Uma refeição interessante e saudável é exatamente o que precisamos para recarregar as energias para uma tarde ocupada e que exigirá esforço.