NOVO ESTUDO: ADOÇANTES USADOS POR PESSOAS BEM-SUCEDIDAS NA MANUTENÇÃO DA PERDA DE PESO

Um estudo recente publicado no periódico Obesity fornece mais evidências que indicam que bebidas adoçadas de baixa caloria, incluindo aquelas que usam sucralose (Splenda), podem ser úteis para pessoas que querem alcançar e manter um peso mais baixo.

Os novos dados, coletados recentemente por uma equipe de pesquisadores, são provenientes de 434 participantes da importante pesquisa National Weight Control Registry (Registro nacional de controle de peso). Esses participantes atingiram e mantiveram, com sucesso, uma perda de peso de 13,6 kg ou mais por mais de um ano – algo que os torna destaques bem-sucedidos no universo dos estudos sobre a obesidade. Os pesquisadores queriam verificar o papel, caso exista, das bebidas adoçadas de baixa caloria ou sem calorias na dieta dessas pessoas bem-sucedidas na manutenção da perda de peso.

Eles constataram que a maioria dos “perdedores de peso” bem-sucedidos (53%) consomem regularmente bebidas adoçadas de baixa caloria ou sem calorias. Faça a comparação desse fato com 28% na população geral. Dentre estes, a maioria (78%) afirmou acreditar que adoçantes com baixa caloria ou sem calorias ajudaram a controlar ou reduzir sua ingestão geral de alimentos ou calorias.

Os participantes apresentaram motivos sensatos para usar adoçantes – sabor, sede, rotina e controle de calorias, e uma proporção substancial considerou as alterações nos padrões de consumo de bebidas muito importantes para a perda e manutenção do peso. Suas estratégias gerais consistiram, principalmente, em beber mais água e reduzir o consumo de bebidas calóricas.

Essa é uma excelente notícia para os indivíduos confundidos pela propaganda negativa dos refrigerantes e adoçantes dietéticos divulgada recentemente. Aconselhamento nutricional e alimentar é um universo complexo no qual a comparação entre dogmas e dados se esgota regularmente. De um lado, estão as opiniões e advertências contra bebidas adoçadas de baixa caloria, não corroboradas pela ciência confiável.

Esse tipo de aconselhamento não é corroborado pela ciência, principalmente por estudos em seres humanos. Tenho certeza de que você ouviu antes: correlações não são o mesmo que causas. Revisões objetivas de evidências científicas feitas por grupos científicos e autoridades regulatórias independentes concluíram que alimentos e bebidas adoçados com sucralose constituem uma ferramenta segura e racional para reduzir o consumo de açúcares adicionados.