Permaneça deliciosamente hidratado

untitled-design-21-300x300Oito copos d’água por dia é o que eles dizem, certo? Bem, talvez não. Depois de ouvir esse conselho por tanto tempo, é difícil acreditar que não é um conselho para todo mundo. No entanto, duas avaliações científicas não encontraram evidências para as recomendações. Além disso, em 2004, o IOM (Institute for Medicine) sugeriu que americanos saudáveis médios podiam parar de se preocupar em medir sua ingestão de água e simplesmente deixar que a sede fosse seu guia. E tem mais: o IOM reconhece que podemos nos hidratar adequadamente com outras bebidas além de água e que vários outros alimentos sólidos contribuem para nossa necessidade de fluidos.

Sede nem sempre indica o estado de hidratação. Se você está saudável, levar em consideração seu nível de sede deverá mantê-lo adequadamente hidratado. Porém, pessoas com condições médicas que necessitam de controle de fluidos, indivíduos que tomam certos medicamentos, atletas e outros profissionais envolvidos em atividades árduas, além de pessoas que vivem em climas especialmente quentes precisam garantir que estão obtendo a hidratação condizente com suas situações.

Sua bebida de todas as horas

Bebidas podem ser uma fonte surpreendente de calorias, mas também há inúmeras opções com calorias reduzidas ou zero caloria. Além de livre de calorias, água é normalmente fácil de encontrar e uma ótima opção para quase todo mundo.

Bebidas isotônicas são ótimas opções que proporcionam benefícios para atletas e aqueles que suam bastante. Este tipo de bebida contém líquidos e eletrólitos que o corpo perde no suor, bem como açúcar para evitar a fadiga e reabastecer, proporcionando um impulso a mais para os indivíduos que estão ativos por mais de 60 minutos. Também pode ser mais fácil para os atletas ingerir mais líquidos quando a bebida é aromatizada, especialmente para aqueles que suam muito, mas têm dificuldades em beber adequadamente. Os atletas que precisam hidratar-se também consomem algumas bebidas com calorias reduzidas e não calóricas, mas que ainda contêm eletrólitos. Praticantes ocasionais de exercício que suam pouco podem tentar hidratar-se com água para se certificar que não estão consumindo mais calorias do que estão queimando ao se exercitarem.

Refrigerantes, chás adoçados e bebidas extravagantes à base de café também hidratam, porém, podem engordar devido à abundância de açúcares e calorias adicionais desnecessárias. Experimente as opções de baixo teor calórico para economizar calorias e açúcar.

Opções inteligentes além da água

Sucos de fruta ou vegetais 100% puros podem ser poderosas fontes nutricionais. No entanto, se você estiver tomado cuidado na ingestão de calorias e carboidratos, mantenha sob controle a quantidade que você bebe. Por exemplo, 240 ml de suco de uva – uma opção deliciosa e nutritiva – contém cerca de 150 calorias e 37 gramas de carboidratos. Uma maneira divertida de beber suco é diluída com água gaseificada.

Chás quentes e gelados proporcionam flavonoides que estimulam a saúde. Seja cauteloso caso goste de seu chá adoçado. Uma colher de sopa de mel traz consigo cerca de 60 calorias e 17 gramas de carboidratos. Chá não adoçado, ou com um pouco de sucralose sem calorias ou outro adoçante não nutritivo são melhores escolhas.

O café também tem benefícios para a saúde. As orientações dietéticas de 2015 para os americanos nos dizem que beber café está associado com redução dos riscos de doenças cardiovasculares e diabetes tipo 2. Novamente, seja esperto no que você adiciona. Uma bebida extravagante a base de café pode estar carregada com 300 a 600 calorias, além de muitas gorduras saturadas e açúcares adicionados. Uma maneira inteligente de saborear o café pode ser com leite desnatado, que proporciona além de proteína, cálcio e vitamina D. E sim, mesmo as bebidas com cafeína contribuem para as nossas necessidades de fluidos.

Água aromatizada é outra escolha inteligente. Existem ótimas opções que, por conter sucralose, são de baixas calorias e ricas em sabor, mas você também pode usar a criatividade com seus sabores de fruta, vegetal ou planta favoritos. Experimente alguns desses:

  • Fatias de pepino com hortelã ou lavanda
  • Fatias de limão siciliano e laranja
  • Fatias de pêssego com manjericão
  • Amoras, gomos de lima e hortelã

Mantenha-se seguro e saudável, escutando seus sinais de sede e hidratando-se com as escolhas saudáveis.

jill_weisenbergerJill Weisenberger, MS, RDN, CDE, FAND é nutricionista, dietista e educadora de diabetes em SE Virginia, e contribuidora da Sucralose.org. Através de palestras, artigos e coachings individuais, ela ajuda a capacitar pessoas a viverem uma vida mais saudável e feliz. Jill é autora de três livros, incluindo “Diabetes Weight Loss – Week by Week” e “21 Things You Need to Know about Diabetes and Your Heart” (http://www.jillweisenberger.com/books/).